Coalizão Tarsal

O que são?

Coalizão, também conhecida como “barra óssea”, se trata da fusão anormal de duas ou mais estruturas ósseas do pé/tornozelo que estão presentes durante o desenvolvimento e maturação óssea. Ela pode ser uma conexão óssea, cartilaginosa ou fibrosa. A coalizão tarsal pode acontecer em apenas um pé ou nos dois simultaneamente, geralmente afeta crianças e adolescentes, porém podem passar despercebidas nesta fase, vindo a se tornar sintomáticas na vida adulta.

Causas

As causas da coalizão tarsal ainda não foram completamente esclarecidas, mas a teoria mais aceita é a alteração congênita da formação óssea, ainda no desenvolvimento do feto, gerando uma falha na segmentação e separação dos ossos.

Sintomas

Na grande maioria dos casos, a coalizão tarsal causa rigidez da articulação. Isso acontece pelo fato dessa conexão anormal impedir o deslizamento natural da articulação. Os pacientes se queixam de dores na prática de atividade física, desconforto para andar em superfícies irregulares, podem ter entorses frequentes e o pé pode se tornar “chato” progressivamente.

Tratamento

Inicialmente se opta pelo tratamento Conservador com o intuito de aliviar as dores, podendo se lançar mão do uso de palmilhas , alteração do tipo de calçado e do tipo de atividade física.

Quando se há a falha do tratamento conservador, pode ser necessario a realização do tratamento cirúrgico que consiste em desfazer a coalizão (barra), liberando o movimento articular e reposicionar/remodelar a posição dos pés, quando necessário