
Fascite Plantar
O que é?
É bastante comum encontrarmos pessoas com dores nos pés, principalmente logo após se levantar da cama ou após passarem muitas horas do dia em pé ou até mesmo uma dor intensa na sola do pé durante o exercício prolongado.
Estas queixas podem ser explicadas pela fascite plantar que se trata de um processo inflamatório ou degenerativo que ocorre na musculatura da sola dos pés conhecida como fáscia plantar, um músculo/membrana que se estende do calcanhar até a ponta dos pés e muitas vezes é confundida com o “esporão do calcâneo”.
Causas
A causa mais recorrente da fascite plantar é a sobrecarregada mecânica, ou seja, o excesso de uso, pode ocorrer pelo uso de calçado inadequado, em pessoas com sobrepeso (obesidade), nos sedentários ou mesmo em atletas de alto rendimento.
Sintomas
O principal sintoma da fascite plantar, é uma dor intensa e aguda, muitas vezes descrita como uma pontada na sola do pé, próximo ao calcanhar.
As dores podem ser intensas nas primeiras pisadas do dia, durante a pratica de exercícios ou após longos períodos em pé.
Tratamento
De modo geral, a fascite plantar responde bem ao tratamento, apesar de não possuir uma cura definitiva. Dessa forma, a intenção do tratamento é minimizar a inflamação e aliviar as dores, além de evitar um estado mais grave da doença.
O tratamento inicial exige repouso, aplicação local de gelo, fisioterapia, órteses noturnas, uso de palmilhas ortopédicas e sapatos adequados.
Pode-se utilizar como tratamento adjuvante a aplicação de ondas de choque e injeções analgésicas e anti-inflamatórias, além dos bloqueios anestésicos dos nervos do calcanhar.