Fratura do Tornozelo
O que são?
As fraturas no tornozelo são bastante comuns e podem ocasionar em diferentes mecanismos de lesão, mas de modo geral, as fraturas decorrentes do entorse são as mais comuns.
O tornozelo é estabilizado pelos maléolos (medial, lateral e posterior), que consiste em três suportes ósseos que acomodam o osso do tálus (osso que conecta o tornozelo ao pé) e quando estes sofrem um trauma com uma energia diferente da habitual extrapolando a resistência da parede óssea, desencadeia-se o que chamamos de fratura.
Causas
Geralmente, as causas das lesões no tornozelo ocorrem em decorrência de dois mecanismos principais, sendo eles o mecanismo torcional (rotação abrupta do tornozelo) ou o mecanismo de compressão axial (trauma de alta energia que ocorre no eixo do membro inferior).
Sintomas
Os principais sintomas envolvem dor, edema, limitação de movimento e deformidade da extremidade.
Tratamento
O tratamento é individualizado de acordo com a característica da fratura e estruturas adjacentes envolvidas. A grande maioria das fraturas são de tratamento conservador, ou seja, um período breve de imobilização e proteção da carga devem consolidá-las, porém em alguns casos específicos há a necessidade da estabilização cirúrgica da fratura