Lesões Osteocondrais
O que é?
Essa lesão está relacionada a um defeito na cartilagem presente nas juntas do corpo, ocorrendo com frequência nos joelhos e cotovelos. A cartilagem é o tecido responsável por ligar os ossos e permitir sua movimentação. Quando a cartilagem se desgasta ou se rompe, ocorre a lesão osteocondral.
Causas
Uma das principais causas desse tipo de lesão é o esforço excessivo, com movimentos prolongados e repetitivos, forçando essas articulações. É comum que ocorram com pessoas que praticam atividade física intensa de forma regular. Fatores genéticos ou a prática de exercícios de maneira incorreta também podem ser fatores de risco para lesões osteocondrais.
Sintomas
A dor localizada é o principal sintoma, que geralmente leva as pessoas a procurarem um médico. Elas tendem a ser piores nas práticas de exercícios físicos, podendo começar de forma mais branda e se tornando cada vez mais intensa.
A região também pode ficar inchada e ocorrer a perda da mobilidade na articulação, com travamento ou instabilidade para se movimentar.
Tratamento
O tratamento indicado pode variar de acordo com a idade, perfil físico e a intenção de continuar a prática de atividade física de forma intensa. Nos casos mais suaves, sessões de fisioterapia aliada a medicamentos simples e injeções costumam ser o suficiente.
Entretanto, para as lesões mais graves, o tratamento cirúrgico pode ser necessário, havendo a possibilidade de realizar uma transfusão da cartilagem, estimulando a regeneração a partir do tecido mais saudável.
Pós Cirúrgico
Nos casos em que a cirurgia é feita, a fisioterapia já deve ser iniciada logo no dia seguinte, durando uma média de seis a oito meses, uma vez que envolve diferentes fases da recuperação, como analgesia, ativação, fortalecimento muscular e ganho de agilidade neuromotora.