
Tendinite do Aquiles
O que é?
A tendinite de Aquiles é uma condição na qual este tendão é acometido por um processo inflamatório, podendo ele ser agudo ou em alguns casos se tornar crônico. Além deste processo inflamatório, pode ocorrer também a degeneração do tendão e das fibras de colágeno, o que gera uma alteração na arquitetura do tendão e, como consequência, o seu espessamento, tornando-o mais largo e espesso.
Causas
- Traumas de repetição;
- Mudanças na intensidade do treino;
- Sobrepeso;
- Amortecimento inadequada no calcanhar;
- Uso inadequado de calçados durante a prática de atividade física.
Sintomas
Os principais sintomas que acometem os pacientes são a dor na região posterior do tornozelo. Inicialmente, as dores surgem ao início da atividade esportiva, melhorando após o aquecimento, e volta a doer após finalizar a atividade. Com a evolução do quadro, a dor se torna constante e pode ocorrer um aumento na espessura do tendão quando comparado ao tendão da outra perna.
Tratamento
De forma geral, o tratamento conservador é o mais indicado, com medidas de repouso, fisioterapia, exercícios de alongamento e fortalecimento, medicamentos para alívio das dores. O tratamento por ondas de choque, como tratamento alternativo, também apresenta bons resultados.
Na falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico pode ser preterido